Powered By Blogger

31 de dez. de 2021

Silver Surfer 101 e 102

Silver Surfer 101 (fevereiro de 1994) - Edição não publicada no Brasil, com argumento de Ron Marz e Mark Friedman, e desenhos de Tom Grindberg com as belas cores de Bill Anderson. O Surfista Prateado busca refúgio em Zenn-La, mas embora as crianças aprendam sua história e ele seja chamado de grande herói do planeta, o povo se mostra arrogante e ingrato. O Surfista vai visitar o túmulo de seus pais e enfim vai à casa de Shalla Bal, que o rejeita, pois está com outro homem. Fennan Radd revela ser o irmão de Norrin, filho de um relacionamento de seu pai após a morte da esposa. Shalla ficou muito tempo sozinha e agora só resta ao Surfista aceitar sua sina e partir, não antes de um último beijo. Enquanto isso, Tyrant ressurge. 























Silver Surfer 102 (março de 1994) - sofrendo pela rejeição de Shalla Bal, o Surfista Prateado enfrenta Morg ao procurar Galactus, que enfim escuta entediado sobre o sofrimento de seu ex-arauto. O Surfista faz um apelo: quer deixar de carregar o poder cósmico e voltar a ser apenas um homem. Mas Galactus nega seu pedido e o derrota ao ser enfrentado, explicando que seres como eles são necessários no universo, o que ele fez sua escolha quando salvou Zenn-La. Gabriel, o Arcanjo, agora integrado à nave do devorador de mundos, ouve toda a discussão e consola o Surfista, concluindo que se não fosse ele, muitas vidas teriam sido perdidas. No epílogo, Tyrant começa a revelar seu plano de se aproximar de Galactus para se vingar. Edição não publicada no Brasil. Mais uma vez o argumento é de Ron Marz e Mark Friedman, e os belos desenhos e splash pages de Tom Grindberg com cores de Bill Anderson.





 
















30 de dez. de 2021

Grandes Heróis Marvel (série 2) nº 3: Justiceiro

Grandes Heróis Marvel (série 2) nº 3: Justiceiro (abril de 2000). Os roteiristas Christopher Golden e Tom Sniegoski, tiveram uma ideia de ressuscitar Frank Castle após seu suicídio e alterar sua origem. Um anjo da guarda teria falhado em proteger sua família, que foi morta de propósito para que se criasse um matador em nome do anjo caído Olivier. Com uma legião de mortos em seu nome, ele formou um exército e está conquistando os reinos do inferno. Frank ganhou poderes de anjo e convoca armas, além de um senso de direção que o leva onde quer. Ele ajuda quem reza em seu nome e muita coisa não é explicada. Os desenhos de Bernie Wrightson até não fazem feio, mas são bem comuns no estilo da época, com uma colorização sem graça em tons escuros no papel opaco usado pela editora Abril. Edição esquecível. Mas mesmo só ouvindo coisas ruins sobre essas histórias, tive que adquirir e conferir. É ruim mesmo. Mas na época os quadrinhos de super-heróis estavam todos assim.



















 


























shamisen - canções do mundo flutuante

shamisen - canções do mundo flutuante: O mais belo quadrinho que li este ano. Um conto baseado na cultura japonesa das "goze". Quem não sabe o que é, aprenderá nesta edição, tanto na poética história de Haru, que fala sobre arte e mescla misticismo e filosofia, quanto nos vários textos extras, inclusive biografias de pessoas reais que inspiraram Guilherme Petreca e Tiago Minamisawa na elaboração desta grahic novel. Os traços, as cores, a textura da arte e do papel, a poesia, a sensibilidade, todos os elementos aqui apontam para o surgimento de um clássico! Lançamento da editora pipoca & Nanquim.









29 de dez. de 2021

Blacksad 5: Amarillo

Blacksad 5: Amarillo - o último álbum publicado até agora do personagem John Blacksad tem uma rede de tramas que convergem para o gato detetive, que tenta tirar uma folga das aventuras perigosas, mas acaba tendo o azar de tentar apaziguar uma briga. Escritores "beatniks" rebeldes e violentos, uma herdeira rica em fuga, um advogado ganancioso, um circo itinerante com membros inescrupulosos, motoqueiros, policiais atrapalhados, todos cruzam o caminho de Blacksad. Nesta edição também conhecemos sua irmã e seu sobrinho. Na última capa, uma galeria de fotos que John tirou pelo caminho, formando um emocionante painel. Mais um belo trabalho dos autores, roteiro interessante de Canales e a sempre bela arte detalhada de Guarnido. Mais um gibi do meu irmão Julian, que li junto com Mariane Vargas.























28 de dez. de 2021

Guerras Infinitas 9

Guerras Infinitas 9 (2019) - Uma minissérie que não acompanhei, mas pelos resumos e referências desta edição, parece bem ruim. Meu irmão Julian e o amigo Leandro Vargas dizem ser esta a melhor edição da série, então, deve ser verdade, o que corrobora com minhas impressões. Loki encontra o renascido Logan, que deve proteger Hectos Bautista, que recebeu o poder da joia do tempo. Mas Guerrilheiro, um membro dos Chitauri, está atrás da joia, bem como a Fraternidade dos Rapinantes. O Cão fantasma Bats ajuda Loki e Logan em troca de cerveja e aventura. História com bastante ação e doses de humor, uma leitura rápida (ainda bem). No final da edição uma história aleatória que pra mim valeu a leitura: A edição anual do Surfista Prateado (Silver Surfer nº 1), que mostra um erro do passado ao condenar uma civilização insectoide, que ele pensava serem apenas selvagens, mas que escondiam outra raça no cerne do planeta. Foi a causa de Galactus mexer com sua memória e culpa, antes de rumarem para a Terra anos atrás.
























27 de dez. de 2021

Action Comics Especial: Superman 80 Anos

 Action Comics Especial: Superman 80 Anos (2018) - Edição por diversos artistas, com histórias comemorativas homenageando o herói dos quadrinhos criado em 1938. Com participação de diversos vilões e também aliados do Superman fazendo pequenas aparições, bem como os coadjuvantes famosos: Lois Lane, Perry White, Jimmy Olsen, Bibbo e outros. Armadilhas no tempo, assaltantes comuns, perigos extra dimensionais, todo tipo de situação em histórias curtas. Destaque para a homenagem a George Reeves em sua estreia como Superman, contra os Homens-Toupeira, em uma página em preto e branco. Uma leitura rápida e divertida para os fãs do personagem, e que inclui a famosa edição Action Comics nº 1. Há inclusive, uma história que remete a fatos que se passam após a história retratada na capa da estreia do Super.