Falo neste post sobre a sensacional HQ "Fábulas" ("Fables", no original), criada por Bill Willingham para o selo Vertigo, da DC. Em "Fábulas", os seres das histórias e contos de fadas vivem exilados em uma colônia secreta em Nova York, após seu mundo mágico ter sido dominado pelas tropas de um perigoso (e poderoso) inimigo conhecido como o Adversário.
Esta colônia é chamada de Cidade das Fábulas, e é comandada por personagens como o Princípe Encantado (o prefeito), Bela (responsável pela administração) e seu marido Fera (o responsável pela segurança). Quando a série começou, a comunidade era liderada pela Branca de Neve e por Bigby Lobo (o Lobo Mau da Chapeuzinho Vermelho, que agora também pode assumir forma humana), mas com o decorrer das histórias eles casaram-se, tiveram 7 filhotes e deixaram suas posições oficiais de comando (embora continuem muito influentes).
Com inúmeros personagens conhecidos à disposição e tramas envolventes, repletas de ação, humor e terror, Willingham construiu uma série altamente recomendável para os fãs de HQs e de boas histórias.
Até agora, já foram lançados 10 encadernados da série aqui no Brasil, que reúnem as 59 primeiras edições da série. Os 3 primeiros saíram pela Editora Devir (Lendas no Exílio, A Revolução dos Bichos e O Livro do Amor) e os 7 seguintes pela Panini (A Marcha dos Soldados de Madeira, Os Ventos da Mudança, Terras Natais, Noites (e Dias) da Arábia, Lobos, Filhos do Império e O Bom Principe). Além disso, a editora Pixel relançou o 1º volume, lançou os especiais "1001 Noites" e "O Último Castelo" e publicou alguns números em suas edições mensais com publicações da linha Vertigo.
Algumas das sagas de Fábulas merecem destaque, e listo-as abaixo:
O Último Castelo - esta edição especial mostra como caiu o último castelo que ainda resistia às forças do Adversário nas Terras Natais. A narrativa é emocionante, e mostra como várias fábulas tiveram que sacrificar-se para permitir que outras pudessem fugir para o nosso mundo.
Terras Natais - o Garoto Azul (um dos mais corajosos moradores da Cidade das Fábulas) vai até as Terras Natais para tentar encontrar sua amada Chapeuzinho Vermelho. Lá, ele acaba descobrindo que o Adversário é - na verdade - uma marionete de Gepeto, o verdadeiro comandante das forças que dominaram o mundo das Fábulas. Usando a mesma madeira mágica que criou Pinóquio, Gepeto foi aos poucos ganhando poder ao substituir os reis e governantes por cópias criadas por ele.
Noites (e Dias) da Arábia - a Cidade das Fábulas tenta forjar uma aliança com as fábulas arábes, e acaba enfrentando uma perigosa ameaça: um cruel gênio que só é detido graças à esperteza de Frau Totenkinder.
Lobos e Filhos do Império - como uma resposta ao ataque dos soldados de madeira, Bigby Lobo é mandado às Terras Natais e desfere um feroz golpe contra o Adversário. Gepeto, então, decide planejar um contra-ataque contra a Cidade das Fábulas e o nosso mundo, contra-ataque este que envolverá pragas que podem acabar com toda a humanidade.
Prenuncia-se, então, uma grande guerra entre as Fábulas que estão em nosso mundo contra as que permanecem nas terras natais. À espera das próximas edições, que prometem manter a excelente qualidade da série.
Leandro Vargas
Mais uma colaboração do meu amigo Leandro, do blog Olhos Estranho (link aí do lado).
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirFaltou atualizar um pequeno detalhe no texto: com o recém lançado volume 10, Fábulas chegou à edição 69 aqui no Brasil. Oops.
ResponderExcluir