Powered By Blogger

9 de jul. de 2017

Leituras de Julho

Longshot Especial - com a minissérie completa, publicada pela primeira vez em Superaventuras Marvel e reunida nesta edição em 1991. Na época o personagem foi destaque, mas lendo hoje, as histórias não tinham muito sentido, suas ações parecem aleatórias e os eventos como abertura de portais dimensionais não são explicados. Tudo meio sem pé nem cabeça! Destaque mesmo é o engraçado vilão Mojo. A autora Ann Nocenti tinha um bom desenhista, mas... esse lobo da capa, chamado Tampinha ou Magog, ou a Rita Ricochete, não se sabe o que fazem ali, totalmente sem direção.




Universo Marvel 8 (quarta série) - Continua sendo destaque da revista as histórias do Surfista Prateado, embora a história retratada na capa não seja ruim. Fabulosos Inumanos foi até legal com o triângulo Medusa/Crystalis e Tocha. Mas Venom e Torneio de Campeões é ruim de doer!!!!



Demolidor 12 - a nova fase começa bem, com bastante ação, personagens novos, e um mistério sobre o que Matt Murdock fez para todos esquecerem sua identidade. Cada autor que pega o personagem deixa uma bagunça para o próximo. O atual buscou uma solução fácil, tomara que a explicação não seja algo muito idiota. O novo uniforme ficou legal também, mas o vermelho ainda é melhor!


Encontrei no meio de uma antiga doação de páginas de tirinhas esta página do jornal Zero Hora, de 29 de junho de 1980, com uma rara tira do Incrível Huilk por Stan Lee: 




Doutor Estranho - Uma terra Sem Nome, Um Tempo Sem Fim - é fácil às vezes esquecer de como é bom o trabalho de Steve Ditko. Antigamente eu pensava "é o cara que desenha o Homem-Aranha magrinho". Mas obras como esta saga do Doutor Estranho, também uma cocriação de Stan Lee e Ditko, fazem o leitor se curvar ao talento do artista.  Simplesmente magníficos os cenários imaginados pelo desenhista, ao ilustrar dimensões que desfazem a  física e a lógica. Nota dez para esta edição!



Lendas do Universo DC - Darkseid - sinceramente, eu esperava bem mais desta "primeira saga pós-Crise Nas Infinitas Terras". A participação do ótimo vilão que dá nome à edição fica apenas em conversas nos bastidores...muitos recordatórios a cada capítulo fazem o leitor perder um tempo precioso e, no fim, a ameaça pífia dos cães de guerra ou da população nem de perto chegam a empolgar. Macroman, enxofre e o o próprio Godfrey também não tem nada de especial como vilões. Talvez em 1986 tenha sido algo memorável, mas hoje é uma historinha esquecível, que chama a atenção pelo traço já clássico de John Byrne. Pelo menos a história é justificada nos apêndices, como uma estratégia de organizar alguns títulos novos da DC na época... mas sinto que perdi dinheiro comprando este gibi, ou melhor, fui enganado por uma capa bonita que prometia um confronto com Darkseid.




Palestina - Uma Nação Ocupada - agora o troço ficou sério! Jornalismo em quadrinhos é o que faz o autor, Joe Sacco. Há tempos vi esta edição na casa de um amigo e só agora consegui ler. É informativo, é tocante, é uma visão pessoal e política, mas também humana e realista, onde o autor relata suas observações e entrevistas, sua convivência com Judeus e Palestinos em Israel nos anos 90. Tem momentos eu incomodam, pois saber que retratam a realidade de um povo. Impossível ficar sem reação ao ler esta história em quadrinhos, pois há momentos em que nos identificamos com o autor, enquanto "ocidentais". Sem hipocrisia, sem uma visão romântica, e ainda assim subjetiva. Recomendo.





Salvat Vermelha 48 - Vespa - Esta edição traz a primeira aparição de Janet Van Dyne, e também a clássica e ótima saga "Sob Ataque", uma das melhores histórias dos Vingadores, por Roger Stern e com o traço inigualável de John Buscema. Os Mestres do Terror (Zemo, rocha Lunar, Golias, Armador, Homem-Absorvente, Titânia, Colombina, os mesmos que depois se disfarçariam de Thunderbolts), junto com Mr. Hyde, Gárgula Cinzento, Blecaute, Jaqueta Amarela e a Gangue da Demolição invadem a mansão dos Vingadores e espancam muita gente. Vespa, Cavaleiro Negro, Capitã Marvel (Monica Rambeau), Hércules, Capitão América e Namor formavam a equipe ativa de heróis. Participam também Paladino, Homem-Formiga,Thor, Jarvis, Mulher-Hulk e Dr. Druida. Esta valeu mesmo os R$ 39,90!!
  



Salvat Vermelha - Homem de Gelo - Este post está sendo construído aos poucos, de acordo com o ritmo de leitura. Dia 17 de julho, quando comecei, fazia 6° (sim, seis graus - muito frio) escolhi o dia certo para ler esta edição. Bom nos dias que se seguiram da leitura fizeram 3° e 4°. A edição também é meio "fria" - com uma origem da época do primeiro filme dos X-Men e mais um pedaço da saga "Operação Tolerância Zero" dos anos 90. Desenhos num estilo que não gosto, e história meia boca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário