Powered By Blogger

5 de ago. de 2021

Repostando: Conan

Um compilado deste blog no que se refere às leituras comentadas ao longo dos anos.







Conan - O herói da era hiboriana foi criado por Robert E. Howard e foi sucesso de vendas no Brasil e na Europa por muitos anos. As adaptações para os quadrinhos foram primeiramente publicadas pela Marvel, e depois por outras editoras, como a Dark Horse.  Oriundo da literatura de ficção, ganhou também versão no cinema no início dos anos 80, com Arnold Schwarzenegger, e em 2011 ganhou outro filme com Jason Momoa, mas que não fez sucesso. As histórias sempre trazem Conan em aventuras ótimas enfrentando magos, feras e monstros ou outros guerreiros, sempre empunhando sua espada e correndo atrás de vinho, ouro e ação, até o dia em que conquistará seu próprio reino. No caminho, encontra amigos e várias e belíssimas mulheres. Dos desenhistas que trabalharam nos quadrinhos, merecem destaques Barry Windsor-Smith e o sempre ótimo John Buscema. As artes em preto e branco realmente valorizam o trabalho dos artistas.


Conan, O Bárbaro 57 (Mythos, 2007) - republicação das histórias de Conan em ordem cronológica, e também as inéditas tiras de jornal do bárbaro. Na primeira história, de 1978, Conan enfrenta os Pictos, que se reúnem ao longo do Rio Negro, onde um feiticeiro busca vingança contra guerreiros que o aprisionaram, e invoca feras selvagens. Roy Thomas e John Buscema dando show! Nas tiras, Conan escapa das garras de uma criatura metade homem, metade gorila, no compartimento de carga de um navio no mar de Vilayet. Em seguida, depois de nadar à deriva, se depara com guerreiros que parecem samurais.








Conan, O Bárbaro 60 e 61 (Mythos, 2008) - Depois das festividades em homenagem ao herói de guerra Conan, o Rei Numedides o trai e aprisiona, mas alguns militares que não simpatizam com a política do soberano contratam ninguém menos que Valéria para libertar o Cimério. Nas tiras inéditas de jornal, uma nova versão da Torre Elefante, a vingança metafísica da criatura alienígena torturada pelo mago Yara. O filho dele trama uma vingança pela morte do pai, e leva Conan a viajar com um cavalo alado até a cidade maldita de Shadizar, onde Conan fica dividido entre duas mulheres que dizem precisar de ajuda.













A Espada Selvagem de Conan 80 - Com uma bela are de Rudy Nebres, Conan salva a filha de um mercador que possui uma joia mística, um dos olhos de G'bharr Rjinn, que exala fogo. Enquanto isso, o vingativo Bor'aqh Sharaq, em posse do outro olho, que exala gelo, se une à bela ladra conhecida Gralha da Neve. As duas damas se envolvem com Conan, que derrota o inimigo mas o deixa vivo. Nas HQs do Rei Kull, escritas por Charles Dixon e desenhadas por Geof Isherhood e  Val Semeiks, o monarca manda esquartejar Ohris Dehjmahl (pô os nomes desta edição estão difíceis...), cuja cabeça continua viva depois de tempos, incitando misticamente seus seguidores a reunirem seu corpo para que viva de novo. Kull interfere e lança a cabeça ao fundo do mar, de onde, na história seguinte, ele domina criaturas marinhas a atacar o rei, mas ao serem derrotadas, jogam a cabeça falante num abismo com um polvo gigante.


Conan: O Libertador, contando quando o Cimério de Bronze se tornou o monarca da Aquilônia!!! Nota 10 esta edição gigante!!




Conan Edição Histórica 2 – O Conquistador: A saga do novo rei da Aquilônia, enfrentando traições, atentados a sua vida e seu trono, combatendo criaturas mágicas, feras selvagens, magos imortais, guerreiros ferozes, exércitos inteiros e as próprias limitações por estar mais velho. Épicas aventuras de Conan, com cerca de 45 anos, onde é enganado, raptado, e encontrando uma bela e valorosa mulher, Zenobia, que pretende transformar em sua rainha, tendo para isso que passar por inúmeros percalços na era hiboriana. Com desenhos de John Buscema e Gil Kane e roteiros de Roy Thomas, baseados na obra original de Robert E. Howard, eis uma edição de 400 páginas que o levarão, em uma longa e prazerosa leitura, a um mundo de fantasia sórdido e deslumbrante. Edição impecável da Mythos Editora, que embora tenha um preço salgado, dá pra encontrar em promoção de vez em quando e fazer valer a pena mais ainda.
  



A Espada Selvagem de Conan 78 - Reedição de Abril de 1991, Fantástica história desenhada por John Buscema, "A Armadura de Zuulda Thaal", uma das poucas vezes que vemos Conan levando uma surra e demorando seis meses pra se recuperar e acabar com o jovem que usava a armadura encantada que o deixava invulnerável. Depois, uma história muda sobre sobrevivência e ainda uma galeria de arte com desenhos de Dave Simmons.




Nenhum comentário:

Postar um comentário