Uma compilação das leituras comentadas nos últimos anos neste blog.
Coleção Histórica Marvel: Mestre do Kung Fu vol. 1 - O início da saga de Shang Chi. Se ainda hoje é ótimo, imagino dos anos 70 quando foi lançado! As lutas são fantásticas! Embora o vilão seja meio caricato e os chineses sejam colorizados numa cor amarelada demais, vale a pena conhecer ou reler este material, e este volume traz a caixa pra guardar a coleção!
Mestre do Kung Fu vol. 2 - Coleção Histórica Marvel - impossível não ficar tentado diante de uma edição saudosista dessas. Como nunca havia lido o encontro com o Homem-Aranha, resolvi dar uma conferida e comprei, sem intenções de colecionar os 4 volumes. Porém... vai ser difícil me aguentar, pois o material é muito bom. Lutas espetaculares, bons roteiros, ação, espionagem, romance e dramas familiares. Shang Chi luta até com Tubarão, com Leopardo e Crocodilo. Mas fora os absurdos, algumas frases filosóficas da cultura ocidental são muito bem usadas, na comparação de diferentes universos culturais. A febre de artes marciais dos anos 70 rendeu uma ótima fase nos quadrinhos. Eis a prova! Várias histórias desta edição eu não conhecia, e são todas ótimas! Pena que o maldito Fu Manchu sempre escapa!
Coleção HIstórica Marvel Mestre do Kung Fu 3 - mais histórias de espionagem com artes marciais dos anos 70. Nesta edição Shang Chi resgata Sir Denis Nayland Smith de um sequestro, e descobre que o Dr. Petrie está vivo, mas isso não diminui a culpa de ter matado o próprio, pois teve a intenção. Shang enfrenta o Espreitador das Sombras (com seu penteado esquisito, com armas kkkk), e reencontra sua irmã Fah Lo Sue, que se torna adversária de Fu Manchu, dividindo os guerreiros Si Fans em duas facções. O Mestre do Kung Fu fica cara a cara com seu pai, mas não tem coragem de atacá-lo diretamente, num momento de verdades dolorosas. E ainda: ataque à fortaleza do traficante Velcro e a prévia do combate contra o Punho de Lâmina! Desenhos de Keith Pollard, John Buscema e Paul Gulacy, que tem um estilo todo especial, lembrando a arte de Jim Steranko.
Coleção Histórica Marvel - Mestre do Kung Fu 4 - Com o argumento de Doug Moench e desenhos competetentes de Paul Gulacy, Sal Buscema e Keith Pollard, a saga de Shang Chi avança enfrentando Punho de Lâmina, Velcro, o louco Mordillo (numa história com elementos meio bobos como o robô/boneco Brynocki, que lembram o Arcade), e acaba conhecendo Leiko Wu. Um personagem irritante é Clive Reston, com sua insistente indireta que é sobrinho-neto de Sherlock Holmes e filho de James Bond. Ainda: uma história misteriosa e interessante num circo chinês místico, que teve um final meio decepcionante, e uma história curta do Meia-Noite (irmão de criação de Shang Chi). Boa edição, com clássicos publicados anteriormente pelas Editoras Abril e Bloch.
Salvat Vermelha 42 - Shang Chi: pena que por causa dos direitos autorais a Marvel não possa republicar material clássico do personagem, tudo por causa do Fu Manchu. Essas histórias da edição que li, parte da saga Ilha Aranha, misturada com personagens da saga do Punho de Ferro, e mesmo as outras da série Deadly Hands Of Kung Fu estão bem fracas, mas não chegam a ser ruins, apenas dispensáveis...
Nem aos pés do material dos anos 70, publicadas em Heróis da TV, Superaventuras Marvel e na Coleção Histórica:
Nenhum comentário:
Postar um comentário