Epic Collection - Surfista Prateado: Liberdade (Parte 1) - Finalmente no Brasil a continuação das histórias do Surfista Prateado, da série de 1987, mesmo que apenas algumas edições. Num formato lindo e caro, esta edição de 488 páginas traz algumas histórias que já saíram no Brasil recentemente e 13 inéditas. Vou comentar em duas partes, para poder ilustrar com fotos.
A edição começa com a história curta "A resposta", que saiu na edição "Grandes Tesouros Marvel - Surfista Prateado: Juízo Final" (comentada aqui no blog). Em seguida temos a edição de 1982 do Surfista de John Byrne e Stan Lee (considerada, sozinha, a série 2 do personagem), que saiu por aqui em Heróis da TV nº 70. O Surfista Prateado consegue se libertar da barreira de Galactus, mas ao voltar a Zenn-La e descobrir que Galactus voltou lá e consumiu o planeta, fica devastado e ainda descobre que Shalla Bal estava na Terra (como visto em Heróis da TV 63 e 64). Prisioneira de Mefisto, o demônio devolve as lembranças dela, mas o Surfista vence o inimigo, que manda ela de volta a seu planeta natal, onde ela chega com uma porção de poder cósmico que o Surfista conseguiu lhe dar. Ela caminha na terra desértica e a vegetação nasce novamente.
Silver Surfer 1 e 2 - já haviam sido publicadas no Brasil em Grandes Heróis Marvel nº 33. O Coisa tem uma ideia que funciona e o Surfista atravessa a barreira de Galactus depois de enfrentar o Campeão, um dos anciões do universo. Ele vai até o devorador de mundos e faz um acordo, que envolve salvar a arauta Nova de uma prisão Skrull em troca de sua liberdade definitiva. Em seguida ele vai a Zenn-La e descobre que Shalla Bal se tornou imperatriz do planeta, graças à dádiva da vida que trouxe consigo com o poder cósmico. Ela diz que não pode casar com seu amado, pois não tem tempo para uma vida pessoal. Ele vai embora depois confirmar sua promessa de defender o planeta de uma guerra Kree-Skrull que se aproxima.
Silver Surfer 3 a 10 - Começam as histórias inéditas no Brasil, que eu já havia lido em inglês numa dição em preto e branco da coleção Essentials. O Surfista Prateado, depois dos eventos mostrados na edição "Coleção Histórica Marvel - Torneio de Campeões 1", enfrenta o Corredor, dos anciões do universo. É resgatado por Mantis, com quem começa a se relacionar, e descobre um plano para matar Galactus. Os anciões juntaram as joias espirituais (joias do infinito ou da alma) e como não podem mais morrer, querem que uma nova realidade surja, depois da destruição da atual, onde eles seriam os seres mais antigos e sábios. A saga traz personagens novos, como os anciões Obliterador, Comerciante, Contemplador, e alguns já conhecidos, como o Grão-Mestre, o Colecionador e o Jardineiro. Eles fazem Shalla Bal e Mantis de reféns, e o Surfista só consegue salvar uma delas. Depois da batalha onde Galactus vence os anciões ( e devora alguns) com a ajuda de Nova e o Surfista, o devorador de mundos se encontra com Eternidade. Galactus ainda quer encontrar o Contemplador, e envia seu ex-arauto e a atual. Em meio a tudo isso, os Krees descobrem que os Skrulls perderam a capacidade de mudar de aparência, sedo congelados nas formas em que estavam no momento em que uma bomba genética explodiu (GHM 29 ou A saga dos Vingadores 2). Nenora, uma espiã skrull, herda o comando do império, ataca um dos pretendentes do império skrull de quem era aliada e mata seu namorado, que estava preso numa forma feminina alienígena. A Inteligência Suprema Kree tenta absorver o Surfista Prateado, que vive um sonho muito louco, mas consegue se libertar, roubando uma das joias, pouso antes de enfrentar os anciões. Todas as 10 edições com roteiro de Steve Englehart e desenhos de Marshall Rogers. Aprendi a gostar dos traços desse artista, embora tenha alguns momentos meio esquisitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário