Powered By Blogger

6 de set. de 2021

Repostando: Hulk (2) - Coleção Histórica Marvel

 Compilação das leituras comentadas neste blog nos últimos anos:

 Coleção Histórica Marvel: O Incrível Hulk 1 -  O Hulk clássico! Pra mim, este material, que saiu nos EUA ao mesmo tempo em que o seriado de TV fazia sucesso (1978), é a essência do personagem. Os traços furiosos de Sal Buscema, e as histórias dramáticas de Roger Stern, onde o monstro verde era sempre incompreendido, enganado, e relutava em aceitar que ele era o Hulk e ao mesmo tempo Bruce Banner. Doutor Samson tentando uma terapia, o ataque do Líder, do Molde Mestre e da Rocha Lunar, esta edição parece um ótimo começo da coleção. Ponto pra Panini ao republicar essa fase!


Coleção Histórica Marvel: O Incrível Hulk 2 - O furioso Hulk, em sua fase clássica, enfrenta um alienígena e depois encontra um novo amigo, Fred Sloan, com foge pelos EUS em um furgão, enquanto é perseguido por militares e pela organização criminosa chamada, Corporação, que inclui políticos influentes. Ele se envolve com o Capitão América e o Falcão, e o superagente Marvel Man, que passa a se chamar Quasar. Fred dá uma baforada de um cigarro suspeito que deixa o Hulk relaxado a ponto de voltar a ser Bruce Banner. Furioso, Hulk persegue um dos chefes da Corporação, e enganado mais uma vez para enfrentar o Homem-Máquina, e novamente entra em fúria, devastando metade de uma cidade. Edição cheia de ação. Vale a pena essa coleção!



Coleção Histórica Marvel O Incrível Hulk 3 - Hulk entra numa cidadezinha do interior e depois vai descansar no Monte Rushmore, onde é atacado pelas forças do governo e depois enganado pelo Escaravelho Dourado, e acabam na cidade de Eldorado. Lá, ele é bem tratado pelo sacerdote e manipulado pela tríade conhecida como "Eles". A cidade vive em torno de uma chama mística de tecnologia deviante (raça criada pelos celestiais), e o membro mais velho da tríade sacrifica os outros e revela ser o vilão Tyrannus. As histórias são boas, mesmo com certa inocência e uns elementos bobos. Em seguida Hulk enfrenta o Colosso Vivo chamado It, que apareceu na desconhecida revista da Marvel "Monsters on the Prowl". E finalmente, no belo anual que fecha a revista, um confronto com Sasquatch da Tropa Alfa, que provoca Banner para testar sua força contra o Hulk, que mais uma vez mostra que é o mais forte que existe e mais uma vez um final melancólico quando nota que é a fonte do medo de uma nova amiga que tinha feito. Curiosidade: na época do lançamento dessas revistas, final dos anos 1970, o seriado de TV do Hulk fazia sucesso, e há uma referência a isso na história "Ele Vive", quando um personagem comenta que seu programa foi cancelado por causa do seriado do Hulk.





Coleção Histórica Marvel - O Incrível Hulk 4 : clássicos do início dos anos 80, começando com um anual, numa aventura bem legal escrita por Doug Moench e desenhada por Steve Ditko, que embora funcione bem, tem alguns momentos estranhos. Uma gangue de mafiosos milionários faz uma aposta pra ver quem derrota o Hulk em Nova Iorque e um detetive desconfia dos ataques. Depois, no restante da edição, é retomada a série regular, com desenhos de Sal Buscema, onde o gigante verde volta à base gama atrás do corpo de Jarella, e com a ajuda do Capitão Marvel (depois de uma briga, claro), vai ao microverso, e encontra um relutante ancião do universo Jardineiro, usando a joia espiritual (uma das joias do infinito) que pertencia a Adam Warlock. Hulk o derrota e revive o mundo de K'ai, enterrando Jarella. Em seguida, novamente com desenhos estranhos de Ditko, Hulk encontra Jack Frost, antigo inimigo do Homem de Ferro. E no final da edição, fechando com chave de outro, a edição 250, publicada no Brasil pela primeira vez em Heróis da TV 20, de 1981, e republicada no Marvel Especial 4, de 1987. Um encontro épico com o Surfista Prateado, que sem saber, acaba com as esperanças de uma vida feliz para Bruce Banner ao tentar fazer com que ele ajude a romper a barreira de Galactus. O Surfista vacilou mesmo com o Hulk, pois podia ter livrado Banner da sua maldição, mas não o faz. Curiosidade: as alterações da editora Abril, que apagou ou alterou os quadros onde apareciam alguns heróis de terceira linha, como o Capitão Britânia, Sabra e o Cavaleiro das Arábias, simplesmente apagando o personagem ou colocando outro cenário no lugar. Mas eu preferia o título do capítulo 3 como "O Exilado" e não "Exiliado", embora também esteja correto.















Coleção Histórica Marvel: O Incrível Hulk 5 - mais uma leva de clássicos por Bill Mantlo e desenhados por Sal Buscema. Nesta edição a apresentação de diversos novos personagens, começando com o Homem 3D, que inexplicavelmente ficou preso na forma de duas imagens verde e vermelha nos óculos de seu irmão, que quando se concentra, vira um justiceiro com a força e agilidade três homens, podendo até subir uma escada 4 degraus de cada vez!!! Pois é, lamentável! Mas nas duas histórias seguintes temos os Mutanoides, criados pelo Deus da Mata, um... homem-bode criado por cientistas e que resolveu criar também uma nova raça de homens-animais, até alguns deles se rebelam e criam outros. Temos Leoninus, Elefantine, Panterus, Minotaurus e por aí vai... Depois, um grupo de pessoas inescrupulosas tenta recriar o acidente que deu poderes ao Quarteto Fantástico e se transformam nos "Alienígenas", mesmo sendo da Terra, mas o pior é o nome do grupo em inglês, no original, U-FOES, um trocadilho com UFOs, usando o termo FOE (inimigo). Aí temos Vetor, Vapor, Raio-X e Encouraçado, que se atrapalham pois ainda não aprenderam a usar seus poderes direito. Mas o legal é que mesmo com algumas situações bizarras e personagens ridículos, as histórias são boas, divertidas de ler e com uma arte chamativa. O próximo confronto é com Thor, e Hulk faz o Deus do Trovão repensar sobre como é visto pelos humanos. E sim, tem uma cena de batalha bem boa, toma lá, dá cá! Sempre bom ver esses dois numa luta. Quando Hulk leva Bruce Banner a Israel, porém, a história fica bem séria e dramática. Um menino de rua árabe explica a situação em que vive e as guerras por lá. E quando ele vai a um restaurante tentar conseguir comida pra ele e para seu amigo Bruce, terroristas atacam. O menino morre. Aí uma super heroína israelense que é militar, Sabra,  acha que o Hulk está com os árabes. Hulk fala, e a história termina fazendo o leitor dar uma engasgada. Mundo real invadindo nossa diversão. Em seguida, no Egito, Bruce é resgatado no deserto e presencia um louco revivendo dois demônios, e surge para ajudá-lo um novo herói - O Cavaleiro das Arábias - num erro de continuidade, pois ele havia sido visto num vislumbre na edição anterior, pelo Surfista Prateado, que seria semanas antes, e aqui vemos sua "origem". No final temos ainda uma história de 5 páginas do Doutor Samson, primeiro trabalho de Frank Miller para a Marvel, onde ele lida com o mutante Unus o Intocável. Enfim, uma ótima edição de uma ótima coleção.










 

 








Coleção Histórica O Incrível Hulk 7 - infelizmente ainda não consegui adquirir o volume 6 da coleção, então dei sequência mesmo assim na leitura - vou usar a resenha da edição postada por meu amigo Leandro Vargas em seu blog Olhos Estranhos (link aí do lado, recomendo):



   "Bom o volume 7 da "Coleção Histórica Marvel" do Hulk, que começou mostrando o Gigante de Jade derrotando o Corruptor com a ajuda da improvisada equipe dos Guardiões do Deserto("The Rangers" no original), cujos integrantes por pura sorte interceptaram a mensagem que Rick Jones enviara para os Vingadores a pedido do chantageador vilão. Estes são os heróis que compõem o time, que foi criado por Mark Gruenwald: Lobo Vermelho(e seu companheiro Lobo), Asa de Fogo (Bonita Juarez), Tornado (Drew Daniels), Estrela Prateada (Victoria Star) e Cavaleiro Fantasma (Hamilton Slade, que cavalga o fantasmagórico Banshee). 
   Nas histórias seguintes - que variam bastante de qualidade - Bruce Banner retorna para seu laboratório secreto no Novo México junto com a amada Betty Ross e o amigo Rick Jones para tentar terminar definitivamente com o problema do Hulk. Ele trabalha para encontrar uma cura para a sua situação mas não descarta a possibilidade de eventualmente ter que destruir a criatura. 

Neste cenário, o Hulk luta contra o Alto Evolucionário que, após encontrar seres mais poderosos que ele, retornou para a Terra para cometer suicídio e acabou involuindo todas as pessoas (como Rick e Betty) e animais que cruzaram seu caminho. O Hulk consegue destruir sua armadura(que não estava permitindo que ele tirasse a própria vida) e Herbert Wyndham regride a si mesmo até deixar de existir, uma condição que depois seria revertida (como acontece com várias das mortes mostradas nas revistas da Marvel). 

Depois, o Hulk enfrenta Glorian (Thomas Gideon), o Criador de Sonhos, que realizou os sonhos de todas as pessoas da minúscula cidade de Buraco Sujo como parte de um teste que estava sendo conduzido pelo Moldador de Mundos. A história(assim como o visual dos vilões) é bem esquisita e termina com Rick Jones tendo um chilique sobre o modo como o Moldador e seu pupilo trataram a sofrida população local. A aventura seguinte mostrou o Hulk lutando contra o Pária, um ser sobrenatural que aterrorizava e tentava sair de Poços Sussurrantes, uma típica cidade-fantasma. 
  As histórias que fecham a revista saíram nos anuais de 1981 e 1982 do Hulk e são bem legais. Na primeira, o mundo é ameaçado por uma guerra nuclear (causada por um soldado paranoico) e o Unipoder separa Bruce Banner do Hulk e o transforma no Capitão Universo para que ele impeça esta catástrofe. A aventura foi muito bem escrita, tem alguns momentos emocionantes e mostra Banner em uma luta desesperada contra o Hulk, que irracionalmente tenta impedi-lo de salvar o mundo. O cientista consegue alcançar seu objetivo mas termina a aventura ainda carregando a maldição de transformar-se no Gigante Esmeralda. 
  Na segunda, o Hulk precisa impedir um sinistro plano do Líder, que enganou uma cientista amiga de Banner e fez com que ela extraísse dele o "gene gama", que em seguida foi usado para contaminar toda a população de Nova York com a doença que ficou conhecida como "gripe verde". A aventura contou com as participações de vários outros heróis(como o Homem-Aranha, o Quarteto Fantástico e os Vingadores) e terminou com o Hulk conseguindo derrotar seu clássico inimigo, que queria "esverdear" toda a humanidade e comandá-la ao lado da doutora Rikky Keegan (que prontamente rejeitou o "cabeçudo" depois que seu plano maligno foi revelado). 
   As histórias desta edição foram escritas por Bill Mantlo e desenhadas por Sal Buscema, Rick Leonardi e Rich Buckler."

Incredible Hulk Annual Vol 1 10 | Marvel Database | Fandom



Coleção Histórica O Incrível Hulk 9 - Bruce Banner agora controla as transformações no Hulk e mantém sua mente de cientista, mas isso é um problema para sua amada Betty, que queria uma cura definitiva e uma vida normal. Além disso, a mente analítica de Banner acaba retraindo sua fúria e com isso limita sua força. Depois de enfrentar o grupo "Alienígenas" que retornaram e torturaram Bruce em rede nacional, e contando com a ajuda de Rick Jones e uma alienígena bem sem graça chamada Bereet, o Hulk (agora de cuecas) ganha anistia presidencial e é recebido de braços abertos pela comunidade de super-heróis e pelo mundo todo. Mas o custo disso é o amor de Betty Ross, que vai embora e então Bruce se envolve com Bereet enquanto tenta se adaptar à nova vida. mas o Líder tem outros planos e derrota o novo Hulk, humilhando-o. Então, com a ajuda dos Vingadores, prepara-se para uma revanche, depois de derrotar o robô Arsenal com a ajuda da Mulher-Hulk. pena que no final da edição ocorrem muitos erros de grafia, como por exemplo a palavra "Monstro" como "Mostro" e o sobrenome de Jennifer Walters como "Waters".








Coleção Histórica O Incrível Hulk 10 - Nesta edição, O Hulk e os Vingadores vão atrás do Líder, que os espalha por várias épocas com uma máquina do tempo. Cabe ao Hulk e sua prima resgatar os heróis e derrotar de vez o cabeçudo inimigo. Depois, um Bruce Banner relembra sua saga como Hulk e enfrenta Zzax no final da história. Na edição Hulk Anual 12, uma belíssima história, que parece que inspirou de certa forma a saga Planeta Hulk. Uma fugitiva de um planeta onde uma casta verde é perseguida por uma outra de pele vermelha por questões religiosas e de filosofia. Os verdes são pacíficos e os vermelhos, guerreiros. Com a ajuda de seu salvador, levado à força a seu planeta, eles acabam derrotando seus opressores, mas o Hulk ao ir embora, descobre que a piedade não foi concedida, e os verdes cometem o mesmo pecado contra seus irmãos. Em outra história, Hulk visita um futuro onde soldados são atormentados por ordens de guerrear e destruir, com roteiro baseado em um conto de ficção científica. Fechando a edição, Banner recebe uma agente da SHIELD como ajudante em seu novo laboratório, e a inteligência artificial que funciona como sua esfera de gravação fica com ciúmes. Enquanto isso, Modoc e General Ross descongelam o Abominável, planejando o próximo ataque ao Hulk.




Incredible Hulk (1962-1999) #283 - Comics by comiXology

The Peerless Power of Comics!: Heroes, Rejoined!


Hulk # 285 | Super herói, Heróis marvel

Incredible Hulk comic books issue 286

HULK #286-290 (1983): The Greatest MODOK Story of All Time - Berkeley Place

 Coleção Histórica O Incrível Hulk 11 - Hulk, agora controlado pela mente de Banner, vai ao dentista (?!), depois enfrenta o Abominável a mando de Modoc e do General Ross. Banner dá um gelo em Betty e se envolve com a doutora Katherine Waynesboro, que é raptada pelo Abominável transformada na rainha Modoc pela IMA, mas reverte ao estado normal com ajuda do Modoc original. Em seguida, a roteirista Ann Nocenti recebe o Hulk nos escritórios da Marvel e o leitor conhece a história de vida do General Ross. Numa bela história, Banner sofre um atentado, mas ajuda seu pretenso assassino a retomar sua vida, destruída pelo Hulk anos atrás. E por fim o Bumerangue rapta Katherine (de novo!) e Hulk entra num dispositivo que o levaria às Guerras Secretas originais. 













Coleção Histórica Marvel o Incrível Hulk 12 - De volta das Guerras Secretas originais, Bruce Banner está quase sem controle de suas emoções, e ataca selvagemente o Bumerangue, para descobrir em seguida que Max Hammer está utilizando as instalações de Banner para curar pessoas com o dispositivo Gama que ainda não havia sido testado. O próprio Max, que tinha chantageado Bruce Banner para se curar do câncer, sofre uma transformação, e só reverte seu estado pela chegada de Rom, o Cavaleiro Espacial, que cura também as outras pessoas, mas não consegue conter um Hulk ensandecido. Para desespero de Kate Waynesboro, namorada de Banner, que é forçada a buscar ajuda da Shield. Daí em diante temos edições fantásticas até o número 300 da revista original do verdão. O ser metafísico chamado Pesadelo manipula a mente do Hulk, o lado Banner da personalidade fica cada vez mais fraco e desesperado, chegando ao ponto de desistir de sua existência, o confronto com o Doutor Estranho liberta o Hulk selvagem de vez, que destrói tudo em seu caminho, furioso, incansável. Dá pra sentir o medo dos policiais e agentes da Shield,  a arte é fabulosa, com o tenso roteiro de Bill Mantlo e os desenhos de Sal Buscema e diversos arte-finalistas. Só não gosto do aspecto de gorila do Hulk, mas a história é tão envolvente que isso passa despercebido. A batalha contra os heróis em Nova Iorque, com o Tocha Humana, Punho de Ferro, o soco em Luke Cage, Vingadores e a briga final com Thor foram devastadoras. A conclusão com o banimento pelo Doutor Estranho leva à famosa Saga da Encruzilhada, que sairia na próxima edição, mas a coleção infelizmente foi cancelada, para minha tristeza, pois nunca li esse material. Que edição! Nota 10! Hulk Esmaga! (único errinho na revista foi a falta de um hífen na fala de Kate na palavra curá-los).













*Infelizmente ainda falta para mim os números 6 e 8 da coleção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário