Powered By Blogger

6 de set. de 2021

Turma da Mônica - Coleção Histórica 23





 
Turma da Mônica - Coleção Histórica Vol. 23 - compreendendo 5 edições de títulos variados e de épocas distintas, sendo a edição 23 da Mônica de 1972, com várias histórias criadas pelo próprio Mauricio de Souza, como Horácio, Penadinho, Zum e Bum, e Bidu. Também na edição Tina (ainda hippie) e Astronauta. Adoro aqueles desenhos antigos com a turma com a cara pontuda.




Cebolinha 23, de 1974, é a mais divertida do box. Primeiro, temos uma história onde o Cascão é que bola um plano para ganharem dinheiro e poder ir ao cinema ver um filme de "bangue-bangue". Bidu lida com um "moderno" e chato gravador de fitas K7. Em mais um plano contra a Mônica, a dentucinha é mais esperta e derrota os meninos no escuro com uma piada. Chico bento se dá mal ao decorar falas do Zé da Roça para perder a vergonha de conversar com Rosinha. Nos textos explicativos, Paulo Back comenta que histórias com elementos "nonsense" como uma em que Mônica carrega um buraco, tirando-o do chão, são hoje em dia evitadas. Incrível também saber que a palavra "azar" não é mais usada, sendo substituída pela expressão "má sorte" (quanta frescura). Lucinda se dá mal ao pedir para Tecodonte ajudar Horácio a não se sentir tão sozinho, pois ele acaba apresentando suas primas ao amigo. E na melhor história da edição, Cebolinha e Cascão acabam disputando um concurso de habilidade para ver quem constrói um papagaio (pipa) primeiro. Quem ganhar poderá ser o primeiro na disputa de contar até dez mais rápido, aí quem ganhar poderá contar primeiro a piada na disputa para ver quem conta até três e dar largada numa corrida que por sua vez decidirá quem vai escolher par ou ímpar saltar primeiro na disputa para decidir quem vai pegar o papagaio (pipa) que ficou preso na árvore. Genial!






 


















 






















Chico bento 23 (1983) - um médico novo na vila descobre que as pessoas precisam mais é de um veterinário para seus animais. Papa-Capim se mete em problemas para provar sua bravura e é salvo pelo Cacique. Chico encara um assaltante armado, se dá mal ao tentar pegar mel com Zé Lelé e na história final mente para sua mãe que machucou o braço e poder tirar uma folga e ir pescar, mas se arrepende. Também na revista uma história meio sádica onde Humberto participa de um programa de TV, mas como só fala "Hum", não ganha o prêmio final.







 

Cascão 23, também de 1983, traz um Chovinista que salva o Cascão de encrencas e até a cidade de uma inundação. Cascão também cai no truque da bala que deixa a boca azul, tenta ajudar um garotinho que perdeu a moeda e se dá mal, e na última história tenta adotar um sapo!









Magali 23, de 1990, trouxe uma história bem legal onde a comilona ajuda um velhinho vendedor de pirulitos a vender seus doces e poder comprar um carrinho para trabalhar, pois não podia mais caminhar tanto carregando a caixa com os pirulitos. Mingau descobre que tipo de azar sua amiga de cor preta trazia. Mônica dá um conselho importante para a amiga, que achava que estava gorda e ia explodir. E com medo da expressão "sono eterno", sabendo que significa a morte, Magali fica paranoica, não deixando o pai dormir, e perdendo o sono, imaginando que passaria a eternidade sem nunca mais comer.














*publicado anteriormente em julho de 2019.




Nenhum comentário:

Postar um comentário