Powered By Blogger

11 de set. de 2021

Turma da Mônica Coleção Histórica 30

 Turma da Mônica Coleção Histórica: comentando as revistas número 30 da turminha neste Box que trouxe o índio Cafuné na capa:






Mônica 30, original de 1972, tem algumas histórias divertidas com os personagens principais mas o destaque mesmo é dos coadjuvantes da revista. Piteco numa história com Horácio onde este último é apenas um bichinho de estimação que não fala e é treinado para atacar Thuga. No núcleo jovem, Pipa ainda tinha uma quedinha por Rolo mas ele só queria saber de rock, criticava a jovem guarda e ouvia John Lennon. Astronauta conhece um povo minúsculo que fugia de seu planeta e se instalou na nave o herói demonstra uma capacidade de diminuir de tamanho.











Cebolinha 30 (original de 1975): Além da divertida história referida na capa, traz também uma ótima anedota numa história do Chico Bento vendendo um burro e um galo na feira. Paulo Back explicando as mudanças na personagem tina soou um pouco machista quando ele diz que o rosto original da personagem, meio adolescente, meio nerd (na verdade uma jovem hippie) não estava à altura de seu corpinho. Tempos depois a personagem seria reformulada ganhando seu visual mais sensualizado.






Cascão 30 (de 1983) traz um gênio que não tem paciência com as negociações do sujinho pedindo mais desejos, e então deixa outros personagens em seu lugar, e assim eles vão deixando outros como gênio sucessivamente. Bidu causa muita confusão como cupido. E a Dona Morte passa um trabalhão tentando atender o último pedido de um homem condenado. A curiosidade é que ele pede para jantar com a "Chucha" e no final da história aparece seu namorado que dá para perceber pelo desenho que é o Pelé.





Chico Bento (publicada originalmente em 1983): Além do caipira, a revista tem histórias do índio Papa-Capim e de Cascão e Franjinha. Mas o destaque é para a primeira história onde Chico inferniza a sala de aula, e no fim, a professora, dona Marocas, acaba numa situação desesperadora, chegando ficar sem a saia dentro da sala. Chico também tenta mentir que está doente para não ajudar o pai na roça e ir pescar, mas vai se enrolando na mentira e ficando preso em casa. Enfim ele descobre que o pai não foi trabalhar e passou o dia pescando.











Magali 30, publicada em 1990, trouxe a história Magalice no País das Melancias, uma história longa que adapta o famoso livro. Tem um momento genial com um problema de lógica em que ela se dá bem em cima dos irmãos representados por Titi e Franjinha.



*postagem original de novembro de 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário