A Saga de Thanos - anos depois de ser encadernada em formatinho pela editora Abril em 5 partes, saiu há alguns anos os encadernados grandes em capa dura da Panini:
A Saga de Thanos (Volume 1) - encadernado da Panini. Ufa! Acabei de ler este tijolo de mais de 400 páginas, um petardo trazendo 21 histórias, a maioria contando a Saga de Warlock, primeiramente chamado de Ele nas histórias do Quarteto Fantástico, quando ele surge e mata seus criadores malignos e do Thor, quando rapta Lady Sif e enfrenta o deus do trovão. Nessas histórias as páginas inteiras de Jack Kirby são lindas demais! Em seguida temos um épico que parafraseia a bíblia cristã, onde um semideus, o Alto Evolucionário, cria um mundo que acaba corrompido por um de seus filhos, o Homem-Fera, e Warlock se sacrificando como um Messias para salvar a chamada Contraterra. Ele encontra seguidores, é negado, traído, tentado, e já em histórias do Hulk participa de uma ceia, é julgado e crucificado, e por fim, ressuscita. Os fãs de Thanos iniciantes podem estranhar tantas histórias sem ter o titã, mas elas são necessárias para que conheçamos um de seus maiores inimigos. (até poderiam sim publicar apenas a segundas fase e apresentar também a origem do Capitão Marvel). Enfim, depois disso a estreia de Thanos contra Drax e o Homem de Ferro, e o começo de sua busca pelo Cubo Cósmico e suas maquinações contra Mar-Vell, com participação do Coisa. Uma ótima edição cheia de clássicos das décadas de 1960 e 1970 que até hoje influenciam as mídias dos quadrinhos, tv e cinema, movimentando bilhões de dólares e encantando gerações. São vários artistas que criaram a saga, até que Jim Starlin foi assumindo o comando de tudo. Pra quem curtiu os anos 1990, foi uma busca incansável consegui a minissérie em formatinho da editora Abril, com cinco volumes contendo essa saga. Agora aguardamos o Volume 2 da Panini, pois é irresistível ter esse épico na estante! Desta vez a Panini melhorou os cuidados com a edição. Encontrei apenas 3 erros: a palavra "diferança" (diferença), e a troca da palavra "bem" pela palavra "fim" (a luta entre o fim e o mal), e uma colocação do artigo "o" quando seria "a" em outro momento.
|
O HOMEM-FERA |
A Saga de Thanos Volume 2 - encadernado da Panini com a parte final da coletânea de histórias dos anos 70 que trouxeram os combates finais da primeira vida do Titã louco, com seus planos para agradar a Senhora Morte. Enfrentando em seu caminho o Capitão Marvel, Warlock, os Vingadores, o Coisa, Homem-Aranha e com suas maquinações afetando até o Demolidor. Jim Starlim monta uma trama complexa que se alastra por vários anos e se conecta com o destino final de Adam Warlock, como um salvador, peão dos seres cósmicos que regem as forças da vida, a Ordem e o Caos. Reler essa saga com acabamento de luxo é uma tentação, mesmo com o preço salgado (ainda bem que ganhei de presente no dia dos namorados). A saga merecia mesmo uma republicação deste nível, a compilação havia saído pela editora Abril há 28 anos, um pouco antes de ser publicado seu retorno nas histórias do Surfista Prateado, no início da saga do Infinito que deu origem inclusive ao sucesso de Vingadores - Guerra Infinita no cinema. Quase sem erros editoriais, apenas reparei no descuido com a linguagem elaborada, usando um coloquial "Me esqueci" na fala de Warlock em certo momento e a palavra "Tellus" onde parecia ser Terra, quando o personagem falava sobre não poder voltar a seu planeta natal por ter sido expandido em tamanho. Tem também uma falha na colorização original, onde parece que Thanos está sem calças sentado em sua poltrona. Com algumas mudanças na tradução já clássica, mas nada que incomode muito, vale a pena adquirir este clássico de quase 500 páginas. Observação: Na minissérie da Abril saiu uma história onde o Coisa e o Hulk se enfrentavam, que não saiu aqui. Em contrapartida, aqui veio a edição 15 de Warlock e uma história curta de Thanos e Drax (da revista Logan's Run 6) que não havia saído em formatinho.
|
Thanos na privada? |
|
Ui ui Magus! |
Nenhum comentário:
Postar um comentário