Powered By Blogger

7 de set. de 2021

Turma da Mônica Coleção Histórica 44

 Turma da Mônica Coleção Histórica 44 - o Box de reimpressões, lançado em 2014:











Mônica 44 - originalmente lançada em 1973, não traz nenhum grande destaque. Anjinho e Bidu com a cor branca na capa, uma história chata abrindo a revista, onde diabinhos se infiltraram no céu para espalhar poluição e estragar o  Natal, mas a resolução do problema com a ajuda de Anjinho e umas asas artificiais não é mostrada, apenas o plano é apresentado. Mônica não sabe jogar baralho, então joga literalmente as cartas para Magali. Anjinho tenta "domar" um satélite tipo Sputnik após ler gibis de faroeste. Cascão com um cisco no olho e adorando, pois é sujeira. A turma às voltas com uma caixa misteriosa. Jotalhão dá uma de músico, pra desespero dos outros moradores da mata. O balão de fala se rebela contra a Mônica. Bidu e o Fim no começo. Mais uma história de hipnotismo. Chico Bento com um ovo enorme que não quebra. Horácio e Antão improvisam um balanço. E a melhor da edição, onde Mônica exige cavalheirismo do Cebolinha, que faz o mesmo com o Cascão e e este com a Magali, que enfim aplica na Mônica, tudo dá uma volta e a baixinha dentuça acaba pagando o próprio sorvete. E a tirinha final? Ótima para uma análise do discurso machista de outras épocas!













Cebolinha 44 -  No melhor estilo (mas bem antes, em 1976) do Coringa do filme Batman de 1989, um funcionário da fábrica de chicletes cai num tanque e se torna um vilão. Mas com poderes de chiclete (muito absurdo). Seu plano é roubar todos os chicletes do mundo. Cebolinha arranca até a parede do muro desenhado pra não apanhar da Mônica. Ele também se dá mal ao fazer uma máscara para assustar o Cascão e acabar com seu soluço. Três porquinhos hippies enlouquecem o Bidu, a pedido de Bugu. Os meninos da rua esperam a bola voltar do céu depois de um chute da Mônica. Rolo e um cachorrinho mala que não o deixa tocar violão. Cebolinha e Cascão às voltas com um avestruz que eles chamam de galinhão. Cascão tem sonhos molhados por estar com a bexiga cheia. Chico Bento deixa Giselda passar fome para estar em forma para o concurso de galinhas. Mônica dá prejuízo no parque de diversões. Cebolinha e uma ferradura que lhe dá sorte... por um tempo! Ele até fica feliz com um beijo da Mônica. Ele sobe também um morro pra comprar sorvete e chegando lá... acabou! E por fim, juntamente com Cascão, enlouquecem um taxista, no estilo Seu Juca.






 Cascão 44 - Com desenhista e arte-finalista mulheres, os desenhos caprichados da primeira história chamam a atenção, quando Cascão pega sem querer um buquê de noiva e quer se livrar dele a todo custo, isso até ver cascuda com outro.  Zé Caveirinha foge da cachorrada. Uma menina sofre o trote do ovo no aniversário, para inveja do Cascão. Em uma história curta e emblemática do Penadinho, um homem busca a verdade sobre a vida após a morte. Bugu busca sua chance nmos quadrinhos, mas os outros atores o colocam de lado na história. E o anjo da gurada do Cascão faz de tudo para vê-lo feliz, mesmo abdicando de su pano de limpá-lo.








Chico Bento 44 - Um épico no estilo do filme "Todo-Poderoso" com Jim Carrey e Morgan Freeman (impossível não lembrar), mas o gibi veio bem antes, em 1984. Chico contesta Deus e é desafiado a criar melhor. Ele começa bem, mas as pessoas começam a pedir casas, transporte e tal, e ao atender, tudo volta a ser o mesmo na cidade grande. Cafuné reza a Tupã e ganha asas, mas Papa-Capim tem que ajudar a tirar o amigo de problemas. Chico dorme na escola. Torresmo se apaixona por uma porquinha que é na verdade um cofre. Chico enfrenta qualquer criatura sobrenatural do folclore, mas foge do chinelo da mãe ao chegar tarde em casa (não fariam esse final hoje em dia).



 





Magali 44 - A turma organiza uma festa escondida, Magali descobre e come tudo que eles guardaram, mas era um festa para ela mesma. Dudu não entende o conceito de "amanhã". Os vendedores se preocupam quando Magali não quer comprar cachorro-quente, Pipoca e doces, e oferecem sem saber que ela não pode pagar. E Mingau é descoberto como causador das goteiras da casa, que tanto incomodam ele mesmo. Na tirinha final, Magali é perversa com o pobre cãozinho.








*Postagem original de janeiro de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário