Powered By Blogger

27 de out. de 2012

Biblioteca Mirim

   Durante a Semana da Cultura do Clube Comercial Caixeira de Santa Vitória do Palmar-RS o amigo Poti me presenteou com um item raríssimo, de 1941: uma edição de Buck Rogers, da coleção Biblioteca Mirim ( que eu não conhecia).

Capa

Contracapa

Interior


   Eis o que pesquisei sobre a coleção:

   "A coleção foi lançada em 1938 pelo Grande Consórcio de Suplementos Nacionais, editora que publicava o Suplemento Juvenil e pertencia a Adolfo Aizen (que futuramente seria o fundador da Ebal e principal patrono dos quadrinhos no Brasil).
Ao todo foram trinta e um volumes editados, sendo que a cada nova edição um herói diferente era apresentado ao público. Mas o que realmente diferenciou estas revistas das demais foi o formato inusitado escolhido: 9 cm x 11,5 cm. A questão é que os volumes eram muito grossos, principalmente os primeiros, chegando a ter até 600 páginas e, por conta disso, cada revista ficava pequenininha e tremendamente grossa. Essa compacidade valeu o carinhoso apelido de “tijolinho” para o formato.




   A Biblioteca Mirim  estreou com “Flash Gordon no Reino das Cavernas” e prosseguiu publicando um pouco de tudo. Em épocas menos preconceituosas, herói da Era de Aventura como O Sombra, Buck Rogers, Mandrake e Dick Tracy dividiram a coleção com personagens Disney como Mickey (que teve 3 volumes publicados), Pinocchio, Bambi, Pluto e Donald (2 volumes), tiras cômicas como Mutt & Jeff e Popeye e com heróis que eram sucesso nos idos de 30 e 40, porém mais genéricos, como Tim & Tok, Az Drummond, Tom Mix e Red Barry.
A coleção foi aperiódica e durou até 1943."




fonte: http://soctumpow.com/arquivo-de-curiosidades-biblioteca-mirim

Um comentário:

  1. Raridade mesmo! Nunca tinha ouvido falar desta coleção. Mais uma pérola pro acervo da Gibiblioteca.

    ResponderExcluir