Powered By Blogger

14 de abr. de 2013

Ciência dos Heróis (9) - Homem-Aranha


    Subir pelas paredes - De acordo o biólogo Paulo Goldoni, especialista em artrópodes, as aranhas conseguem subir pelas paredes graças a pelos especiais – cada perna tem um tufo de pelos na ponta, e cada pelo tem em sua extremidade uma espécie de "pé" microscópico que pode se agarrar a minúsculas saliências até mesmo de superfície muito lisas.






         A produção de teia se dá dentro de glândulas de seda, encontradas no abdômen das aranhas. A teia é eliminada em forma líquida e em contato com o ar, se solidifica.
Nos gibis o personagem criou um composto que é disparado por um aparelho, para ter a função da teia. 



      "Porém, o mais interessante sobre as teias de aranha é o seu poder de resistência e elasticidade. Pesquisas constataram que esses fios, em seu próprio diâmetro, são cinco vezes mais fortes que os de aço. Ainda, eles podem ser esticados até quatro vezes o seu comprimento sem se partir. Alguns estudos descobriram que essas teias poderiam servir para a confecção de coletes à prova de balas, na fabricação de pára-choques, em possíveis remédios farmacêuticos, em equipamentos esportivos, além de criar tendões, ligamentos e membros artificiais. 
     A dificuldade está em como obter uma grande quantidade desse fio para utilizá-lo em larga escala.  De acordo com a revista Superinteressante, especialistas acreditam que, se a teia da aranha Parasteatoda tepidariorumdessa (considerada a mais forte de todas) tivesse os fios com a mesma espessura de um lápis, ela seria capaz de parar um Boeing 747 em pleno voo." - fonte: http://canalazultv.ig.com.br/redeambiente/novidade.asp?id_CON=281



Charge de Fernando Gonsales
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário