Powered By Blogger

24 de mai. de 2013

Cartuns Eróticos dos anos 80

     Na mesma época em que eu começava a ler gibis da turma da Mônica, nos anos 80, meu pai comprava na tabacaria 007 as revistas onde vinham cartuns eróticos e que tinham nomes como Maxi Piadas, Piadas e Anedotas, A Rosca, A Trolha, O Pimentão. Alguns tinham piadas bem leves, outros, mais picantes.






   















  Eu, claro me divertia muito vendo mulheres peladas, mesmo que desenhadas, além de realmente serem muito engraçados os quadrinhos e tiras. Alguns eram meio ingênuos, e outros absurdos, mas todos hilários. Lembro de um onde um cara na rua falava pra outro de terno e gravata: “Ei, tem um pato na sua cabeça!” E o segundo respondia: “Puxa como ninguém me avisou antes!” (??????????) E tinha outra com dois caipiras agachados atrás da moita e um diz: “Vamos ver quem caga primeiro?”

    Alguns vinham com balões de texto, outros o texto com legenda e outros “sem legenda”, o que era claramente explicado com essa frase.

   Um dos cartunistas que fazia as mulheres mais "corpulentas", os caras mais esquisitos e a mulher mais horrorosa que já apareceu nestas publicações assinava como Luiz. A segunda capa acima é dele. E vejam outro exemplo de seu trabalho:






     Infelizmente não se acha mais essas revistas nas bancas, a não ser em sebos. Andei comprando algumas em Pelotas para relembrar, pois as antigas que tínhamos em casa todas se perderam há anos.

          Alguns desses artistas trabalharam na revista MAD. Engraçado como não achei nada na Internet sobre essas publicações nem o cartunista que mencionei. Pena, gostaria de conhecer melhor seu trabalho. E lembrem: proibido para menores de 18 anos.
           Hoje em dia algumas dessas publicações perderiam com certeza seu impacto, visto que a erotização está nas danças populares e corpos de mulheres seminuas são mostrado a qualquer hora na televisão e na net, pois poucos pais se preocupam com o que os filhos olham. Até mesmo quando vou entrar no meu e-mail sempre tem um rol de notícias e nunca falta a exploração do corpo da mulher. Acho um exagero... mas infelizmente não tem mais volta, eu acho!

3 comentários:

  1. eu tinha umas ótimas, do grande Tony Fernandez... me arrependo muito de ter me desfeito delas...

    ResponderExcluir
  2. Os cartunistas gibibiblioteca são o luiz antonino baliero e o outro é o orlando-costa da extinta editora fittipaldi do falecido dono savério-fittipaldi !As piadasda fittipaldi acabaram em 2001 e só tinha a ditora contato e depois faliu!O orlando e o luiz moram em sp mesmo!!

    ResponderExcluir