Powered By Blogger

26 de ago. de 2019

Turma da Mônica - Coleção Histórica 24

     Comentando o box nº 24 da coleção Turma da Mônica - Coleção Histórica, lançado em 2011:







Mônica 24, de 1972 - Uma história redesenhada do Mauricio de Souza, com Cebolinha, Franjinha, Titi e Manezinho, com elementos que hoje não são aceitos nas histórias, que vão desde a turma jogando lixo no chão, armas desenhadas (mesmo que sejas de um jogo de tiro num circo), animais aprisionados e o próprio conceito de crianças apostando e se colocando em perigo ao chegar perto de animais selvagens. Bidu foge do banho. Toneco é influenciado por seu amigo depressivo e briga com Tina, sua irmã. Coelho Caolho alucina que pula até a Lua, provocado por Raposão. Horácio enrola uma nuvem com um papo até saírem do deserto. Numa história meio sem sentido, que começa nos tempos de Piteco, um filósofo é solicitado pelo rei para eternizar sua cultura numa pedra, e séculos depois, Franjinha encontra e usa de forma banal. Na melhor história da edição, Astronauta encontra uma pedra do espaço que criou consciência e que muda de forma, e então acompanha ela de volta á Terra, onde observa o modo de vida humano, que apesar de mais desenvolvido em comparação a outras eras, mostra-se decadente. Mônica, a titular da revista, só aparece na historinha da última página.

























































Cebolinha 24 - Lançada originalmente em dezembro de 1974, traz na primeira história a Mônica inventando uma brincadeira com papéis dentro de um garrafão, com resoluções de ano novo, mas as mensagens não são as mesmas que ela pôs, e surge um mistério. Em outra história, Chico Bento não usa as botas novas e outros objetos para não "gastar". Cebolinha e Cascão fazem uma aposta de Mil flexões, mas cascão só consegue fazer 999. Também um porquinho levado apronta com Jotalhão, mas se dá mal, e a vingança dele também não dá certo. Rolo, acompanhado pela Tina, inferniza um publicitário com seu jingle para um concurso e ele paga pra se livrar do chato. Mais uma vez Cebola e Cascão brincam juntos de patins, um aprontando com o outro. Mauricio apresenta uma história chocante com uma mamãe mastodonte adotando filhotinhos, mas o pai se livra deles um a um, jogando-os em um buraco. E no final um plano infalível do Cascão, com uns fones de ouvido trazendo uma gravação de voz (tecnologia avançada pra 1974), e uma tirinha sem graça.











Chico Bento 24 - Numa história divertida, lançada em 1983, Chico acaba em apuros por causa do turismo predatório de uns aliens, quando um deles rouba um pedaço da página da história. Anjinho fica de porteiro no céu uns minutos e deixa todo tipo de malfeitor entrar. Um espertalhão vai até a vila trocar ouro "velho" por bichos de pelúcia, enganando as crianças, mas acabou levando prejuízo. Cafuné, amigo de Papa-Capim, encontra um "caraíba" desmaiado numa praia, mas ao ver o banquete sendo preparado, ele foge com medo de ser vítima de canibalismo. E Chico bento lida com a fama de campeão do concurso de mentiras.














Cascão 24 -  Original de 1983, traz de início uma ótima história do Capitão Feio atacando a casa do cascão em busca de uma cozinheira, mas a mãe do sujinho é mais esperta e dá um jeito de se livrar da enrascada. Pena que o estúdio Mauricio de Sousa abandonou até a postura de grande vilão do Capitão Feio e hoje em dia ele é mais cômico e atrapalhado, como dizem na própria revista, nos comentários de Paulo Back. Em seguida a turma pula tão alto numa cama elástica que o Anjinho tem que resgatá-los numa nuvem. Cascão também divide uma história com Bidu, mas se arrepende, pois o cãozinho fala com a dona Pedra, come osso, persegue gatos, namora, foge da carrocinha e assiste a uma novela antes de chamar alguém para ajudá-lo a sair de uma enrascada. Depois, Cascão tenta fugir da chuva e não consegue, pois tudo lhe acontece, desde uma onça na caverna até abelhas, e acaba entrando em desespero, sem saber que o trovão não era o que parecia. Penadinho quer conquistar uma fantasminha, mas ela o considera muito baixinho, ele tenta várias artimanhas para dar um jeito nisso. Também Cascão, de rolo com a filha do sorveteiro, pede que ela jogue sorvetes de cima do apartamento, e Cebolinha tenta tirar vantagem disso. E por fim, cascão dá uma de entregador de bolo, mas uma série de eventos atrapalham o pobre garoto.














Magali 24 (lançada em maio de 1990):- Magali devora as maçãs de uma bruxa, que lhe dá um bolo enfeitiçado que a faz ficar com a cara de cada comida que pensar. Tia Nena prepara um almoço vegetariano, e Magali sai perseguindo o "Cebolinha" com água na boca. Seu Carlito, o pai da comilona, ganha uma blusa de lã, mas Mingau acaba puxando um fio e destruindo a roupa. Em uma história muda de uma página apenas, Magali não alcança as frutas da árvore, até que chuta o tronco e se dá mal. E pedindo comida na rua para estranhos, Magali engole um anel valioso e é procurada pela polícia, mas Mônica e Franjinha ajudam.







Nenhum comentário:

Postar um comentário