Powered By Blogger

10 de nov. de 2013

O ARAUTO DE GALACTUS – PARTE 3


O SURFISTA PRATEADO FORA DOS QUADRINHOS

Fora de sua mídia original, o Surfista apareceu em episódios dos desenhos animados do Quarteto Fantástico, tanto na série produzida pela Hannah-Barbera em 1967, quanto na de 1994. Foram adaptações das HQs em que o Surfista chega à Terra como arauto de Galactus e quando o Doutor Destino rouba seu poder. 

1967
1994 - 1ª temp.


1994 - 2ª temp.



Também o Máskara, num de seus desenhos, se transforma no Surfista momentaneamente. 





E num desenho do Laboratório de Dexter, as paródias de heróis comandados por um macaco encontram o Colher Prateada (versão bem gay do Surfista) e o Churrasqueiro (Galactus), que colocava planetas num espeto para comê-los.


      Em 1998, a Fox Kids exibiu o desenho do Surfista Prateado. Foram 13 episódios misturando animação beeem básica com efeitos digitais num desenho bem deprê! Era silencioso, triste, e o último episódio não tinha fim, pois continuaria na 2ª temporada, que não foi produzida. O 1º episódio é narrado pelo Vigia, e mostra como Norrin Radd se transforma no Surfista. Nessa versão, o Surfista enfrenta Galactus ao chegar à Terra, mas não tem Quarteto, nem Alicia Masters. O que fez ele recuperar sua consciência foi um encontro com o vilão Thanos. E o Surfista não fica preso na Terra, em vez disso, Galactus condenou-o a vagar pelo espaço sem nunca encontrar seu planeta natal, que foi escondido pelo gigante. 





      








 A música Darkside Of Aquarius, de Bruce Dickinson, do álbum “Accident of Birth”, apresenta o seguinte verso: “Um solitário Surfista Prateado vem empurrar a roda para mim”, referindo-se a roda de Dharma, um conceito cíclico da natureza presente em religiões como o Budismo. Há uma música de Paulo Ricardo com o nome Surfista Prateado, assim como uma banda brasileira.



      No filme O HOMEM QUE COPIAVA, o ator Lázaro Ramos usa uma camiseta com o Surfista estampado na frente. Eu tinha a mesma camiseta, que comprei em Porto Alegre, cidade onde se passa o filme.


       


eu

















       O Surfista Prateado é mencionado também em dois filmes. Um deles é A FORÇA DE UM AMOR (Breathless no original), com Richard Gere, que faz o papel de um ladrão de carros fã de Jerry Lee Lewis e que lê gibis do personagem, mostrados durante o filme, que já tenho em DVD.




*CURIOSIDADE: Fiquei sabendo desse filme na seção de cartas da revista Capitão América 81, mas só tinha o nome original do filme e do ator Richard Gere. Fui até a locadora, mas não sabiam que filme era. Meses depois na lista de filmes do dia do jornal Zero Hora vinha a sinopse e o nome original. Passou às 3 da manhã, no corujão, e eu vi. Depois encontrei o filme na locadora!

Eis a carta enviada e a capa da revista:


 



   O Outro filme é MARÉ VERMELHA, que ainda não vi. Durante o filme o personagem de Denzel Washington interfere numa discussão sobre o melhor Surfista Prateado, se é o desenhado por Jack Kirby ou Moebius. Ele escolhe Kirby.



     A banda de black metal Bal Sagoth lançou uma música chamada The Scourge of the Fourth Celestial Host, com referência a personagens da Marvel, inclusive o Surfista.



Durante um episódio do seriado Arquivo X, um menino importante para a série estava vendo na TV um desenho da série do Surfista mencionado anteriormente. 







   Ultimamente o Surfista participou, com uma versão nanica e cômica, do desenho animado "Esquadrão de Heróis".



E é claro que fora dos quadrinhos existem milhares de itens, roupas, bonecos e brinquedos do personagem, alguns absurdos como uma moto cósmica e uns clássicos como os bonecos da Gulliver lançados no Brasil no início dos anos 1980 - ainda tenho um.







 




















Quanto ao filme  "Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado, mencionarei em outra postagem.


“Não nos é permitido saber se lograremos êxito ou não. Não há desonra em falhar. Só existe uma vergonha definitiva: a covardia de não ter tentado.” – SURFISTA PRATEADO, na Graphic Novel 11 - Parábola.

“Por acaso, viver como escravo não é apenas uma forma diferente de morte?” SURFISTA PRATEADO, em Silver Surfer 6 ou Heróis da TV 29.

Nenhum comentário:

Postar um comentário