Powered By Blogger

24 de ago. de 2011

Boas lembranças de gibis

      Encontrei na Internet a capa de "As 80 Melhores Piadas do Puff  nº 12", da Editora Abril, lançado em 1986. Eu lembro, embora tivesse apenas 6 anos na época, aprendi a ler no mesmo ano e reli diversas vezes. Foi aí que conheci o ursinho e seus amigos Leitão, Tigrão e Coelho, entre outros.
      Hoje em dia o personagem é conhecido pelo nome original em inglês: Pooh,  e outros personagens também foram renomeados, como o burrinho triste Bisonho, agora chamado Ió. Isso acontece por causa de problemas judiciais com direitos de marcas. Um exemplo é uma empresa que consegue o direito de vender produtos de um personagem, mas não pode usar o nome adotado por outra empresa para ele.
    

   Uma das piadas desta edição eu nunca esqueci, e ilustra bem como as histórias em quadrinhos são marcantes e auxiliam na aquisição de vocabulário variado, é a seguinte: O ursinho Puff está segurando um dicionário e diz para leitão que está aprendendo uma palavra nova por dia. "A de hoje é hecatombe, que significa sacrifício público de cem bois." No outro quadrinho eles saem caminhando e ele diz: Não vejo a hora de usá-la".
     Até hoje me pergunto se ele conseguiu, hehe. Mais tarde me deparei com esta palavra no sentido de morte de várias pessoas por conta de uma bomba atômica,  na expressão "hecatombe nuclear".

   

   Outra boa lembrança de gibis que não tenho mais, é a coleção Pateta Faz História. Eu tinha a edição onde ele interpretava Leonardo da Vinci. Felizmente a editora Abril está relançando a coleção, inclusive com histórias inéditas no Brasil. Embora o formato seja menor, vale a pena reler ou conhecer estas histórias divertidas e instrutivas. Vem sempre uma ficha com rápida biografia dos personagens históricos. ou fictícios. Comprando o volume 1, o nº 2 é brinde! Já comprei as minhas. São 20 volumes, com paródias biográficas  e adaptações de Isaac Newton, O Médico e o Monstro, Beethoven, Galileu Galilei e outros.





3 comentários:

  1. Esta coleção do Pateta é bem legal. Vais comprar todos os volumes? Leandro.

    ResponderExcluir
  2. http://portalfestassvp.blogspot.com/
    Entra aii professor

    ResponderExcluir
  3. Leandro: gostaria, mas acho que não, só alguns que me interessarem.

    ResponderExcluir