Powered By Blogger

29 de jul. de 2021

Repostando: Quadrinhos Disney (2)

 Um compilado deste blog no que se refere às leituras comentadas ao longo dos anos. #quadrinhosdisney #zecarioca #pateta #mickeymouse #patodonald


Disney - Contos de Natal - coletânea com histórias natalinas de Carl Barks, são 35 histórias. Muito bom, apesar de que chega uma hora de ficar maçante por ser sempre o mesmo tema.



Zé Carioca 2315 - Revista de 2007 com histórias republicadas. A primeira, "Pirando na pista", de 2000, é de longe a pior. Zé, Pedrão e Nestor entram de penetra nos bastidores da Fórmula 1enganando o guarda, e sem que se explique direito, encontram um sabotador. Um final bem sem graça. Depois, dos anos 70, uma desenhada por Renato Canini, onde o papagaio bagunça a casa de Rosinha enquanto assiste a um jogo de futebol e sem querer dá umas bordoadas num ladrão, e outra história onde Zé resolve trabalhar vendendo pipoca, mas tudo dá errado, até que, sem querer, derrota um ladrão! Em outra HQ de 1999, Zé, Nestor e Afonsinho agitam a vizinhança ao conseguirem convocar uns alienígenas, que fogem ao saber que na Terra existe trabalho (eles eram sósias do Zé Carioca). Em " O Mistério das jacas roubadas", Pedrão desconfia do Zé e quer bater nele, e os amigos não deixam. Zé põe a culpa em formigas saúvas, e quando o comprador usual das jacas assume que levou sem avisar o dono, Zé se livra do castigo, mas passa vergonha por sua investigação, e recebe um processo das formigas por calúnia.






Minnie 36 (2014) - edição toda zoada com erro da gráfica. A primeira história de Minnie é interrompida e pula da página 18 para a página 35 com o final de outra história do Mickey. Depois isso se repete, pulando da 42 de novo para a 35 e se repetem as páginas até a 48. Completas mesmo só vieram uma história de uma página e uma outra que se passa num acampamento de férias.









Edição Extra 178 (fevereiro de 1988) - Coletânea de histórias que envolvem bailes de carnaval e fantasias. A maioria das histórias são do Zé Carioca e suas trambicagens (ele sempre gasta o dinheiro que lhe é confiado em feijoada). Tio Patinhas, Donald, Peninha e Madame Min e até um tal Senhor X também têm histórias nesta edição, que republica material de diversas revistas Disney.








Um Brasileiro Chamado Zé Carioca - São 44 histórias, então é uma leitura longa, mas divertida. tem seus momentos simplórios, mas algumas histórias são muito clássicas, como as da Agência de detetives Moleza. Quando mais jovem, eu não gostava dos traços de Renato Canini, mas hoje aprendi a apreciar.



Mickey 871 (2015) - Mickey está viajando e prometeu enviar cartões postais para Minnie. Ele vai parar num principado que já foi muito alegre, mas por causa da enxaqueca do rei, todos são proibidos de fazer qualquer barulho. Com máquinas que fiscalizam as ruas e os ruídos, Mickey acaba se juntando à resistência e graças aos cartões que caem de seu bolso, no motor de uma delas (fazendo barulho) as máquinas acabam se autodestruindo. Duas histórias curtas fecham a edição, uma onde Mickey vive o mundo dos jogos numa realidade virtual, e outra com traço caricato do desenho animado recente, onde ele lida com um zumbi que é a cara do Pateta.









Pateta 32 (2013)  - Mickey e Pateta viajam no tempo para descobrir o paradeiro do avião "avionbleu", e de quebra descobrem o paradeiro de um roubo de joias do ano 1909, durante a Primeira Reunião Aérea Mundial. Algumas histórias curtas da série "Cowboys & Zumbis e outros bichos". E uma história mostrando os clichês dos filmes de espionagem, com um tal Dr. Mancha (que não sei se é o Mancha Negra sem máscara.







Almanaque Disney 327 (1998) - Numa história em duas partes, Donald se envolve com uma alienígena comedora de doces chamada Chlep, que se disfarça como a Margarida depois de observá-lo. Mulan, embora esteja na capa, protagoniza apenas uma história curta, mas divertida, onde Mushu  se desdobra para preparar o chá para o pai de Mulan, que, distraída, deixa tudo pra última hora. A repórter Clarabela destrói o carro novo de Horácio e troca de lugar com sua prima da polícia. Em Ducktales, Patinhas e seus sobrinhos vão até a Lua numa nave velha, que nem o prof. Pardal conseguiu consertar direito. Pilotada pelo Capitão Bóeing, ela chega a seu destino, onde alguns mistérios e alguns alienígenas aguardam os patos. Numa história da Esquadrilha Parafuso, Kiko rouba o avião de Balu. Ainda na edição, histórias curtas de Madame Min e Lobinho, e uma matéria com curiosidades sobre os primeiros sucessos de Mickey e Walt Disney.















Almanaque Disney 324 (1999) - Hércules passa a tarde ajudando a vizinhança com feitos surpreendentes, uma colheita inteira de feno, um dique para água da chuva, etc. Vovó Donalda conta a história de como seu cavalinho ajudou a pagar pela propriedade de seu pai. Uma história curta de Aladdin. Minnie às voltas com os sobrinhos de Mickey fazendo bagunça enquanto ela quer pintar a casa. Professor Pardal e um sistema para proteger a moedinha nº 1 do Patinhas da Maga. Madame Min quer um retrato seu na parede, Lobinho e sua turma com um amigo que só faz confusão. o bebê Mickey vai atrás de sorvete durante sua brincadeira na praia, e Pocahontas ensina uma lição aos exploradores que querem mudar o jeito de seu povo pensar.














Escoteiros Mirins 10 (1988) - Huguinho, Zezinho e Luisinho organizam mantimentos para alimentar os animais da floresta no inverno, mas seu amigo Zico inventou uma máquina para causar pequenos deslizes de neve a fim de evitar avalanches. Mas no fim, uma avalanche é o que salva eles dos lobos que vinham assustando a fauna local. Em outras histórias, o gavião tenta roubar o navio de dinheiro do Tio Patinhas, e Donald ajuda os meninos a encontrar um fóssil de dinossauro. Destaque para as páginas com uma borda azul, muito bonita.







Urtigão 91 (1990) - Urtigão fica com febre e Firmina se esforça muito para cuidar dele, que depois de reclamar, acaba gostando da vidinha de mimos. Superpateta perde os superamendoins num circo, e acaba trabalhando como palhaço. No fim um elefante acaba comendo um. Vovó Donalda vence um prêmio de dez mil cruzeiros numa corrida de tartarugas, mas ela usa uma substância de uma frutinha estimuladora (que feio). Urtigão também lida com macacos que invadem sua propriedade. A edição trazia passatempos e um conto, ou melhor, um "causo" em prosa. #quadrinhosdisney







Disneylândia 2 (Ed. Abril, fevereiro de 1990) - personagens periféricos da Disney estrelam a revista, como o urso circense Bongo, curtindo a liberdade na floresta, Ursinho Puff se inspira em "Cristóvão" e usa um calendário inventando datas e tarefas. Tico e Teco com o coelho Tambor, Lobinho protegendo os três porquinhos de seu pai, o formigueiro de Bucky ameaçado por um ursinho de pelúcia,  Quincas enganando os trapaceiros pra ganhar uma gincana, e os Ursinhos Gummi e os percalços causados pelo Duque Duro, e "Tiquinho" encontrando um duende. #quadrinhosdisney










As Viagens do Tio Patinhas (Tio Patinhas Especial 6 1988) - Patinhas leva seus sobrinhos a diversas viagens pelo mundo em histórias diversas e divertidas. Encontram mamutes anões e outros petrificados, e Huguinho, Zezinho e Luisinho convencem o velho sovina a não explorar os animais para obter lucro. Em busca de paz de espírito, Patinhas vai ao encontro de seu primo Patola, um ermitão com quem rivalizava na infância. Os metralhas também rondam as viagens do pato milionário, e acabam duas vezes numa fria. Primeiro, como trabalhadores na selva, e depois no ártico ao tentar roubar um navio pirata congelado. E pra finalizar, a história que mais gosto: Viagem ao Centro da Folha, onde Pardal encolhe os patos, que encontram cloroplastos e testemunham o processo da fotossíntese e combatem bactérias. No final da história, uma mensagem ecológica quando Patinhas é castigado por suas empresas poluírem e desmatarem. Edição que tive na infância e que consegui de novo com meu amigo Janderson. #quadrinhosdisney















DuckTales: Os Caçadores de Aventuras - Edição Especial de 1988 que vinha na bandeja de iogurtes Chambourcy. Atrás de uma lenda de uma estátua de prata e, por dedução, uma mina, Patinhas leva dona Patilda e os sobrinhos na selva africana. Lá eles encontram o Príncipe Greistoc, cujo avião desapareceu há anos e de quem ela foi babá. Vivendo como um Tarzan, o príncipe tem poucos dias para voltar e assumir o trono antes que seu tio o faça. História produzida pela divisão de publicações infanto-juvenis da editora Abril. Revista com 16 páginas e capa do mesmo material do miolo, bem frágil. Com anúncio na contracapa e nas bordas das páginas, logotipos dos produtos Chambourcy, Trap's, Chambinho, Flanby, Chandelle, Bliss e da própria Nestlé.







Seleção Disney (1988) - Histórias com tema da amizade. Donald trata bem seu primo Gastão ao pensar que ele quer se reconciliar das brigas, sem saber que era um plano dele para mostrar a Margarida que era um mau perdedor. O menino Pateta não tem muitos amigos, mas com Mickey, Horácio e Clarabela ele enfrenta Bafo e sua turma de arruaceiros brincando de defensores de um forte. Havita não quer realizar suas tarefas de criança, mas encontra caçadores e se mete em encrencas com a indiazinha Pão de Mel. Tico e Teco perguntam a todos o que tem no final do arco-íris e querem ir lá ver e quase caem numa cascata. O coelho Tambor se acha um gigante até que encontra animais maiores. Os sobrinhos de Mickey não querem comer a sopa e envolvem Pluto em mentiras, mas seu tio descobre tudo e se vinga. Banzé fica brincando na água e molhando os outros, até que quase cai num bueiro. Mancha negra encontra um "companheiro" de fuga e se dá mal. E Pateta quer mostrar a todos como a cidade de Patópoils é bacana, mas todos reclamam do Bafo-de-Onça, e seus crimes.












Tio Patinhas 580 - com uma belíssima arte na adaptação de Moby Dick. Pena que ganhei este gibi amassado e sem capa.








Pato Donald 2442, de 2015. Já se perguntou onde está ou o que aconteceu com a mãe dos sobrinhos do Pato Donald? No mundo idealizado da Disney, há muito tempo se estabeleceu a regra de usar apenas sobrinhos e irmãos, para evitar que seus leitores menores tivessem que lidar com a ideia dos personagens tendo relações mais diretas e íntimas de casais. Passados muitos e muitos anos, isso não mudou muito, mas os autores tem mais liberdade. Nesta edição, embora não tenha nada sobre relações, pelo menos o roteiro de Evert Geradts revela, entre referências de histórias de Carl Barks, uma teoria de que as "pessoas" não envelhecem nos quadrinhos (que mistura vários núcleos de personagens como Pinóquio, Clarabela, Lobão, Metralhas e Prof. Pardal - e muitos outros na cena final) e citando teorias de Einstein, é revelado o que aconteceu com a irmã de Donald.
   Dumbela é uma astronauta pilotando um foguete experimental, que alcança a velocidade da luz. Mas embora tenha partido há muitos anos, para ela se passaram apenas 15 minutos, o que faz com que, durante uma comunicação de vídeo, não reconheça os filhos, já bastante crescidos. Huguinho, Zezinho e Luisinho, que eram ainda bebês quando ela partiu e nem lembravam da mãe, ao ouvir Dumbela dizendo que deve voltar em aproximadamente uma hora (o que significaria décadas para eles), preferem não revelar essa discrepância temporal a ela, e dizem ser outras pessoas. Eles, emocionados quando Dumbela diz que não ficaria um dia longe dos filhos, argumentam a Donald que pouparam a mãe para que não se preocupe e volte cedo de sua missão, pois gostam de ficar com o tio.
Uma história em quadrinhos rica em referências ficcionais e científicas, em metalinguagem, dinâmica, divertida e no fundo trágica! Material muito bom!
   A capa traz ainda, ao fundo, no quadro pendurado na sala da família Pato, uma cena do primeiro desenhos animado onde aparece o Pato Donald, quando ainda era desenhado com bico comprido, como um marreco (pois na verdade ele NÃO é um pato). A Galinha Sábia, de 1934: https://www.youtube.com/watch?v=QnPhX1Hgau0








Pato Donald 1686 (1984) - Tio patinhas incumbe Donald de vender sua nova marca de farinha na vizinhança, mas o pato não sabe fazer nem pão nem bolo, e menos ainda sabia que só deveria usar uma pequena colher do produto, então tudo sai às avessas, detonando o nome da empresa do tio. Em outra história, Madame Min vende as mágicas pra uma revista que lança manias, mas o conselho das bruxas lhe dá uma punição, sem poderes por dois anos. Ela então aproveita pra viver como uma humana normal e entra na nova mania, raspar o cabelo e pintar e careca de verde!! Já Margarida se preocupa em comprar um vestido novo pro seu encontro com Donald, mas nem imagina que ele vai levá-la a um jogo de futebol. E pra terminar, Donald cuida de um campo de golfe, que acaba invadido por castores e marmotas.



 Saga do Tio Patinhas, de Don Rosa, baseado na obra de Carl Barks. Simplesmente um primor: desenhos bonitos e histórias divertidas e emocionantes, com uma boa dose de realismo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário