Powered By Blogger

30 de jul. de 2021

Repostando: Wolverine

 Um compilado deste blog no que se refere às leituras comentadas ao longo dos anos.




Logan, A Trilha do Guerreiro - eu sempre via esta capa e achava  que era um cano de arma de fogo nas costas do personagem, e também tinha a impressão que a história seria em preto e branco ou cores claras, aquareladas. Mas não. Eu já tive esta edição nos anos 90, mas nada lembrava dela. Adquiri novamente e reli. Em mais uma história aleatória antes de Wolverine, antes das garras (antes da origem oficial do personagem), Logan se envolve com a agência interdimensional Landau, Luckman e Lake, e salva a menina Rose de um ditador de outra dimensão, que quer raptar seu pai, que desenvolveu as fendas entre mundos. Anos depois, em um retiro no Japão, Logan é convocado contra a vontade e novamente entra em ação. A edição não é nenhum louvor, o ambiente científico não tem atrativos, os personagens são retratados como numa aventura de ninjas comum. Edição mediana. Mas uma baita capa!




Eu, Wolverine - eu só tinha lido a continuação desta história, mas nunca esta minissérie, que definiu o personagem. Um clássico instantâneo de Claremont e Miller. Imperdível, não pensei que tivesse tanto drama, ação e romance. O filme Wolverine Imortal foi levemente baseado nesta história.



Graphic Novel 20  - Wolverine & Nick Fury: Conexão Scorpio (Editora Abril, 1990) - pra combinar com meu pôster de banca da edição, que mandei emoldurar, resolvi reler esta edição. Com uma boa trama de espionagem, traição e drama familiar de Nick Fury, o vilão chamado Scorpio retorna a mando de uma organização, o que faz Nick e Logan persegui-lo, cada um com seus motivos pessoais.








Grandes Heróis Marvel 39 - O que aconteceria se Wolverine enfrentasse Conan, O Bárbaro? Durante a batalha na Lua da Terra, onde os X-Men enfrentaram a guarda imperial Shiar pela liberdade de Jean Grey, Logan adentra a casa do Vigia, que deixa ele viajando pelo tempo e,  na era hiboriana, ele se envolve com Sonja e briga com o Conan, primeiro levando uma pancada forte na cabeça (o que faz seu lado animal vir à tona) e num segundo encontro, decepando a mão do cimério, que cai no poço do tempo e atrapalha a briga dos X-Men, no momento em que Fênix iria se sacrificar, e não ocorrendo isso, ela queima o universo inteiro. Nesta edição, também O que aconteceria se o Capitão América não tivesse sido o único supersoldado na Segunda Guerra Mundial? e a sequência: O que aconteceria se o Capitão América tivesse formado os Vingadores? - Salvando o Dr. Erskine, um pelotão de Supersoldados vence a Guerra, mas é atacado, mas um falso Steve Rogers sobrevive e lidera os EUA a formar um regime fascista, onde apenas os seus semelhantes (brancos de direita) se beneficiam do soro que concede saúde e longevidade. Mas Namor encontra o verdadeiro Capitão América, que se junta a Frank Castle (Homem de Ferro), Sam Wilson (O Gigante), Logan, chamado Hulk ao se transformar em Sasquatch, e Thor para formar uma equipe com uma missão única, pois morrem enfrentando um exército de soldados superpoderosos.





Logan: Sociedade das Sombras (2007) - Roteiro de Howard Mackie e desenhos de Tom Cocker, Keth Aiken e Octavio Cariello. Logan e a jovem Carol Danvers trabalham juntos numa época às vésperas da revelação da existência dos mutantes ao mundo. O Clube do Inferno tem seu agente matando quem se intromete em seus planos. Um escritor revela parte do que sabe. Sem saber que é um mutante, Logan segue as pistas para tentar quem assassinou seu parceiro de trabalho, também agente do governo canadense. Uma boa edição, de antes da revelação de que Logan já possuía garras de osso em seu esqueleto, e antes do implante de adamantium. Um bom confronto com Dentes-de-Sabre acontece nesta ótima edição. Destaque para a tradução do estúdio Nanquim, que numa tela de mensagens criptografadas um tal Emerson escreveu "Te Amo Kamila", hehe. 










Wolverine  4 - achei meio confusa e com histórias fracas (não estou acompanhando a série, caí de paraquedas, admito), principalmente a série Wolverine e os X-Men - que é uma confusão, pois Logan está participando de várias séries de quadrinhos em lugares diferentes.






Arma X – História que mostra como foi introduzido o Adamantium no esqueleto de Wolverine. Cheio de situações traumáticas, selvagens meias verdades. De Barry Windsor-Smith. Publicada no Brasil primeiramente em Grandes Heróis Marvel 35 da Editora Abril e depois na íntegra encadernado pela Panini. Uma obra prima em termos narrativos.










Edição Histórica Wolverine 1 e 2 (Mythos Editora)– Na primeira muita ação, viagens no tempo durante a guerra civil espanhola, aventuras na floresta contra animais selvagens, Dentes-de-Sabre e a linda e encantadora androide Elsie Dee. Uma fase memorável para ler e reler. Na número 2 descobrimos várias memória falsas de Logan durante uma regressão e um pouco mais de seus dias pré-implante são revelados. Integrada nesta edição as histórias publicadas em Wolverine 39 da Abril, com uma capa especial rasgada por garras – mas cortaram uma página, erro de gráfica, acredito.


 






Wolverine - edição histórica 3 - ótima fase do personagem, por Larry Hama e Mark Texeira!






Origem – Como diz o título descobrimos onde nasceu o pequeno e frágil James Howlett, na verdade filho do jardineiro Logan e irmão do menino chamado Cão (que não fica explícito ser Dentes-de-Sabre). Arte magnífica e argumento dramático e romântico que prende o leitor, principalmente nos primeiros capítulos. Pra quem viu o filme, os primeiros minutos saíram desta obra. Saiu numa minissérie em 3 edições e depois encadernado, versão que tenho. A época é incerta, aparentemente metade do século XIX, ou seja Wolverine tem cerca de 160 anos.  Foi a base para o início do filme X-Men Origens: Wolverine!







Wolverine 78 e 80 – Depois de ter o Adamantium extraído de seu corpo por Magneto, Wolverine virou um homem animalesco graças ao trauma que sofrera no processo. Tentando recuperar sua humanidade, ele foi ajudado pela ninja Elektra e seu sensei cego, Stick (que também treinou o Demolidor). A única coisa que incomodava os leitores era o jeito que Logan era desenhado: sem nariz, com olhos vermelhos e orelhas pontiagudas. Bizarro.




Origem II - tentando pegar embalo na história original, os autores até não fazem feio, mas nem se comparam as histórias.Tem seus momentos interessantes, mas o final decepciona um pouco.



Wolverine 96 - Doação do amigo Goia Santos, Logan enfrenta depois de anos um novo Wendigo, mas agora Wolverine está sem poderes! Boa edição, com uma história da Agente 13 (Sharon Carter) com Nick Fury.


Salvat Vermelha 3: Wolverine - Procura-se Mística - além da edição onde Wolverine estreou nos quadrinhos, a saga com Mística é muito boa, muita perseguição e violência do começo ao fim.









Nenhum comentário:

Postar um comentário